Desenvolver os nossos pontos fortes
Desenvolver os nossos pontos fortes é como domar os cavalos selvagens que existem dentro de nós. Temos de os treinar para nos ajudarem a melhorar as nossas vidas. Precisamos de transformar os desafios que enfrentamos em algo que nos empurra na direção certa, rumo aos nossos sonhos.
“Merecemos respeito. Todos merecemos respeito. Somos importantes para os outros tanto como somos para nós. Temos um papel vital a desempenhar no destino do mundo. Estamos, por isso, moralmente obrigados a tomar conta de nós. Devíamos ajudar-nos, ser bons connosco, tal como cuidaríamos e ajudaríamos e seríamos bons com alguém que amamos e valorizamos.
Cuidarmos de nós como cuidaríamos de quem depende de nós é ter em conta aquilo que é verdadeiramente bom para nós.
Não se trata de “aquilo que queremos”. Tão pouco de “aquilo que nos faz felizes”. De cada vez que damos um doce a uma criança, fazemos essa criança feliz. Isso não significa que a única coisa que devemos fazer pelas crianças é dar-lhes doces.
“Feliz” não é de maneira alguma sinónimo de “bom”. É preciso que façamos com que elas lavem os dentes. Têm de estar bem agasalhadas para a neve lá fora, ainda que se recusem furiosamente. Temos de ajudar as crianças a serem virtuosas, responsáveis, despertas, capazes de partilhar - capazes de cuidar de si e dos outros, e de prosperar durante esse processo. Porque acharíamos aceitável fazer menos do que isso por nós?”
- Jordan Peterson